segunda-feira, 21 de março de 2016

A mídia tradicional distorce a realidade

Caro amigo, se você se baseia apenas no que você vê na televisão ou lê nos jornais e revistas, lamento te dizer: você está sendo enganado, tendo uma ideia errada do que acontece na realidade. A observar: os donos dos meios de comunicação tradicionais, que não sou eu nem você, estão manipulando todas as peças para que você pense que está sendo feita justiça quando na verdade é um meio sujo de devolver ao poder os candidatos favoritos desses donos.

Acontece no Brasil o que já foi narrado de forma metafórica na alegoria da Caverna de Platão: onde prisioneiros de uma caverna definem a realidade através de imagens distorcidas nas sombras da caverna e quando um deles sai da caverna e mostra a verdadeira realidade, os prisioneiros se revoltam achando que o companheiro liberto está mentindo e que a realidade está nas sombras. Não lembra bem o que acontece hoje na mídia televisiva (as tais sombras?).

Não vou ficar aqui defendendo PT ou Lula porque não tenho provas nem contra, nem a favor. Mas tenho visto muitas provas de que a mídia, junto com o judiciário, age a serviço de um grupo de elitistas que está disposto a colocar um representante da elite de volta ao poder. 

O combate a corrupção não passa de uma desculpa para autorizar esse combate que pretende dar vitória às forças retrógradas que querem eliminar pobres, gays, ateus, negros e quaisquer minorias sociais do direito ao bem estar e à felicidade. Burgueses sempre foram taxativos em defender seus privilégios e lutar por meio de discursos preconceituosos para impedir que seus bens supérfluos e excessivos sejam repartidos com o resto da humanidade.

E como os grupos que controlam a mídia oficial fazem parte dessa elite, eles usam a sua poderosa arma para tentar transformar a população tradicionalmente avessa a análises objetivas em um exército anti-petista a lutar agressivamente pela volta dos sempre egoístas burgueses ao poder.

E como a mídia faz isso? Simples: lança mão da capacidade de criar boas novelas e as insere nos telejornais que supostamente revelam os fatos da realidade. Como verdadeiros folhetins, as estórias vão sendo construídas em favor das convicções e interesses dos donos das mesmas emissoras.

Conheça os cidadãos anti-esquerda que "combatem a corrupção"

Claro que felizmente a grande maioria da população não está interessada no que a mídia diz, preferindo verificar melhor o que se diz sobre os rumos dessa briga política. Mas os ingênuos que acreditam na mídia, mesmo poucos, são ricos, são influentes e contam com grandes corporações e lideranças poderosas ao seu lado. Acreditam na mídia como "representante do povo" e possui um elitismo que justifica perfeitamente o ódio a tudo que represente a melhoria de distribuição financeira, sobretudo as ideologias de esquerda.

Para a direita, a luta pela sobrevivência é uma competição e os direitos básicos são prêmios a serem conquistados. É natural para os burgueses que "perdedores" morram ou no mínimo sofram. E para ser mais cruel, o sistema estipula que além de conquistar os "tais prêmios", as elites também ganham o "direito" de fazer as regras do jogo. Ou seja, quem quiser ter o mínimo necessário, terá que seguir as regra criadas e impostas pela elite.

Essa elite é a que luta pela derrota fulminante dos petistas ou de qualquer um que se apresente ideais que diferem do Capitalismo. Se esquecem esta elite egoísta e mal informada que o Capitalismo decai no mundo todo e que cada vez mais fica difícil para a direita esconder seus erros e trapalhadas. 

Países evoluídos já utilizam uma terceira via que une a solidariedade socialista com o progresso industrial/comercial do Capitalismo, num sistema novo que já difere dos outros dois por unir o progresso econômico com a justiça social sem prejudicar quais quer dos lados. Seria esse o plano do PT se não tivesse adversários odiosos atrapalhando o seu caminho.

Não sabemos como irá acabar essa briga política. Se quaisquer dos lados vencer o outro se armará em prol de uma guerra civil que, observando o calor das circunstâncias, será algo inevitável e que pode gerar graves danos a imatura sociedade brasileira, ainda presa a um sistema tradicionalmente carniceiro, faminto por carne alheia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.